quinta-feira, 28 de maio de 2020

RAZÃO

28 de maio

A palavra do dia de hoje é RAZÃO.

Segundo o Dicionário, razão é a faculdade de raciocinar, apreender, compreender, ponderar, julgar; a inteligência; raciocínio que conduz à indução ou dedução de algo; capacidade para resolver (alguma coisa) através do raciocínio; aptidão para raciocinar, para compreender, para julgar; a inteligência de modo abrangente: todo indivíduo é dotado ou faz uso da razão; raciocínio através do qual se consegue induzir ou deduzir (alguma coisa); habilidade para fazer avaliações de maneira correta; em que há juízo; bom senso; desempenho normal das funções intelectuais: nunca perdeu a razão; aquilo que é a causa ou marca o início de (alguma coisa); origem; aquilo sobre o que se conversa ou se faz alguma coisa; motivo; aquilo que rege a conduta moral; justiça; o que se utiliza para informar; informação; quociente composto por dois números; numa progressão aritmética, a diferença observada entre os termos consecutivos e o seu quociente; habilidade para raciocinar de maneira discursiva, combinando conceitos e proposições; pensamento lógico; capacidade intelectual que distingue o indivíduo de outros animais; conhecimento definido pela capacidade de discernir entre o bem e o mal, ou entre verdadeiro e o falso; tipo de livro utilizado para registro num sistema mercantil.

“E você, vive pela razão ou pela emoção? Quais são os motivos que nos fazem viver? Existe sempre um porquê, um motivo e uma razão para todas as coisas da vida!”

“A razão pela qual algumas pessoas acham tão difícil serem felizes é porque estão sempre a julgar o passado melhor do que foi, o presente pior do que é e o futuro melhor do que será.”

“A maior lição da vida é a de que, às vezes, até os tolos têm razão.”

“Louco não é o homem que perdeu a razão. Louco é o homem que perdeu tudo menos a razão.”

“A razão ou o juízo é a única coisa que nos faz homens e nos distingue dos animais.”

“Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.”

“Há sempre uma razão, embora não haja nenhuma explicação.”

“Nada nasce de si mesmo. Ora, a razão inferior nasce da superior e por esta é regulada e dirigida. Logo, a razão superior é potência diferente da inferior.”

“A razão superior é a que considera ou delibera nas coisas eternas; considera, examinando-as em si mesma; delibera, tirando delas as regras das ações. Porém, denomina razão inferior a que se ocupa com as coisas temporais. Ora, as coisas temporais e as eternas se comparam com o nosso conhecimento, como sendo umas o meio de se conhecerem as outras.”

“Razão e fé não se contrapõem, mas se complementam. É necessário compreender para crê e crê para compreender.”

“Toda a convicção de uma razão superior, associada a um sentimento profundo, que se manifesta no mundo perceptível, constitui minha percepção de Deus.”

“Criados a imagem e semelhança de Deus, nossa razão é fagulha, é parte de uma razão superior. Uma grande potência que se materializa em nós.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário